6 verdades que a ciência resolveu dizer e que vão doer em você

Você deve ter crescido ouvindo várias frases feitas preconceituosas criando esteriótipos. E você provavelmente vive se desviando dessa enxurrada de absurdos, ou é dos que reforçam esses esteriótipos. Estamos falando de coisas do tipo “mulher no volante, perigo constante” ou “homem é tudo seboso” são quase ditos populares.

O que você vai ver aqui, é um apanhado de explicações da ciência para coisas que percebemos como senso comum. É importante salientar que alguns fatos são conhecimentos obtidos a partir de pesquisas biológicas que resultaram no que aprendemos há anos. Algumas pesquisas são muito específicas e devemos consider a abrangência da amostra e localização dos estudos.

Confira alguns dos dizeres mais senso comum e qual a explicação para cada um:

1- Homens dirigem e estacionam melhor que mulheres

olha-onde-ela-estacionou-o-carro

Homens tendem a ter mais inteligência espacial que as mulheres em virtude da testosterona. E a explicação se encontra nas condições de vida de nossos antepassados.

Muito antes da existência das mercearias e dos supermercados, ouve um longo período em que a humanidade precisava ir à caça para garantir costeletas de animais gigantes para o jantar. Há a hipótese de que o hormônio masculino ajudava os caçadores a se orientarem de volta pra casa depois de um longo dia de caça. Mas não é só isso.

Pesquisadores escanearam os cérebros de mais de um milhão de crianças e constataram que os meninos superavam as meninas na habilidade espacial em uma proporção de 4/1. Eles descobriram também que os meninos compreendiam melhor conceitos de dimensão e profundidade.

2- Homens são pouco higiênicos

homem-cheirando-sovaco

Calma que não é bem assim. Apesar de não haver diferença no número de receptores olfativos entre homens e mulheres, elas percebem cheiros com mais facilidade. Mais necessariamente, odor masculino. Os cheiros masculinos são marcadores químicos que indicam sua excitação, e as mulheres percebem isso, mesmo sem saber. Ou seja, esse perfume importado vai causar uma ilusão. Você vai atrair de verdade as fêmeas quando estiver cheirando como se estivesse assistindo pornô numa sauna.

3- A mulher é o sexo frágil

pilula-anticoncepcional-dor-de-cabeca

As mulheres são mais sensíveis a dor que os homens. Isso porque elas têm mais receptores de dor em sua pele, o que as deixa mais expostas. A exceção refere-se à gravidez e ao parto. Durante a gravidez, o corpo feminino acumula um verdadeiro coquetel de endorfina e outros hormônios que garantirão à mãe aquele “””brilho””” especial durante o parto.

4- Mulheres falam muito

cc3a9rebro-masculino-e28098desliga_-durante-discussc3a3o

As áreas do cérebro responsável pela linguagem são mais de 17% maior nas mulheres em relação aos homens. Então sim, elas falam e se expressam de outras formas mais do que os homens. Elas também são multi-tarefas. Processam informações com ambos os hemisférios do cérebro, ao passo que os rapazes tendem a ter um lado predominante.

5- Mulheres conhecem mais cores que os homens

mapa-cores-complementares-ANA5

Elas conhecem porque enxergam mais cores que os homens. O gene para ver a cor vermelha só é transportado pelo cromossomo X, o que coloca as mulheres em posição de vantagem nesse aspecto. Isso porque o que percebemos por cor, é definido pela nossa capacidade de perceber vermelho, verde e azul. Todas as outras que vemos são baseadas nestas três. Sendo assim, os homens não são capazes de perceberem o vermelho em tudo, posto que só têm um cromossomo X. Enquanto as mulheres têm 40% mais percepção de todas as cores.

6- Mulheres são mais fracas pra bebida

bebada

De modo geral, o fato de os homens serem mais resistentes ao álcool deve-se ao nível de água que constitui o corpo masculino. O corpo feminino é 52% água e o masculino 61%. Outra questão é o fígado. As mulheres produzem menos desidrogenase, substância que neutraliza o álcool. Em virtude disso, as mulheres também sentem por mais tempo os efeitos do álcool.

Fontes: Cracked

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s